sábado, 9 de maio de 2015

Máquinas perigosas

O resgate de uma documentação técnica para consulta, quando em empresas reguladas por normas governamentais e compulsórias, como as normas de boas práticas de fabricação acontece, invariavelmente, em situações de reclamações de consumidores, análises e tratamentos de desvios da qualidade, auditorias internas e de clientes, inspeções do governo ou, até mesmo como peça em processos judiciais. Assim, assegurar uma guarda adequada de tais documentos é uma ação mais do que justificável.

Entre os cuidados que devemos tomar para proteger nossos papeis, evitar a presença de algumas máquinas no mesmo local onde estão esses documentos pode promover um ambiente mais adequado para a sua guarda. Estou falando de copiadoras e impressoras eletrostáticas. Isto porque elas volatilizam solventes e desprendem uma quantidade apreciável de vapores de ozônio danosos aos documentos. 

Exagero? Não para quem entende as verdadeiras razões que nos obrigam a ter um arquivo realmente seguro e que nos permita resgatar qualquer documento de maneira íntegra.

Carlos Santarem